O alumínio é o metal não ferroso mais abundante encontrado no planeta e suas propriedades permitem uma extensa gama de aplicações, sendo um dos mais utilizados no mundo todo, nos mais diversos setores industriais.
O uso de alumínio é maior do que o de qualquer outro metal, com exceção ao aço, porém o alumínio possui maior flexibilidade e vantagens em relação ao aço. Dentre suas características destacam-se a sua durabilidade e alta resistência, leveza, condutibilidade elétrica e térmica, resistência à corrosão, o alumínio é a única barreira 100% eficiente contra umidade, oxigênio e luz e é sustentável, uma vez que o alumínio pode ser reciclado infinitas vezes.
O metal é obtido a partir do minério Bauxita, através de um processo de refinamento, que resulta na Alumina e, posteriormente em Alumínio, após processo eletroquímico. Contudo, a fabricação do metal a partir da reciclagem emite 95% menos gases do efeito estufa, reduz a extração de minério da natureza e no processo de reciclagem do alumínio não há perda de suas propriedades, além de ser mais simples comparado a outros materiais e é mais rentável para os coletores.
O alumínio é encontrado em diversos setores da indústria como construção civil, automotiva, telefonia, transmissão elétrica, bens de consumo e de embalagens. Em uma rápida conferência nas prateleiras de supermercados, é possível encontrar diversas embalagens com alumínio em sua composição: latinhas de refrigerantes e cervejas, embalagens longa vida de leite, sucos, lacres e tampas, entre outros produtos como embalagens de remédios, cosméticos e materiais de limpeza.
Fonte: www.terra.com.br